quinta-feira, 10 de março de 2011

Consumir Bebidas Alcoólicas é Pecado?





[1º Parte - Tratando o Assunto Com Seriedade]

A quantidade de jovens que bebem, socialmente, de vez em quando ou constantemente algum tipo de bebida alcoólica é enorme. Geralmente, a maioria destes jovens começou a beber muito cedo, alguns ainda na infância, e desde então não conseguiram parar.

Uns começaram a partir de um convite de algum amigo, geralmente mais velho, que em um momento oportuno sugeriu ao seu colega que “tomasse uma”. Depois de “tomar uma”, esse jovem irá “tomar duas”, “tomar três”, “tomar quatro”, “tomar cinco” e depois disso não conseguirá mais parar, alimentando cada vez mais o seu vício pela bebida.

Os principais fatores que levam os jovens a consumirem bebidas alcoólicas são problemas familiares, pessoais, amorosos, profissionais e dentre outros. Muitos buscam no álcool além do prazer ao alimentar seu vício, uma fuga imediata para seus problemas. No entanto, esse caminho de prazeres ilusórios, que muitos preferem seguir, só fará com que essas pessoas percam a autonomia que tinham sobre sua vida, pois passarão a ser dominadas pelo vício insaciável do álcool. Por isso, o álcool é considerado uma droga lícita que como qualquer outra droga, pode provocar danos irreversíveis para a vida de qualquer ser humano.

No entanto, muitas pessoas, inclusive alguns cristãos, quando vêem algum alcoólatra, o julgam e não procuram entender as razões que fizeram esta pessoa chegar a este ponto. Por isso, por causa da discriminação, muitas pessoas encontram dificuldade em assumirem que são alcoólatras para assim procurarem ajuda. Mais uma vez, volto a usar o mesmo argumento, que nós cristãos devemos sempre nos colocar no lugar do próximo, tentar compreendê-lo para então poder ajudá-lo de alguma forma.  

A mídia em si possui uma enorme parcela de culpa em tudo isso, pois as crianças estão crescendo em meio a propagandas de cerveja e bebidas alcoólicas, que passa uma falsa imagem de que quem consome aquele produto estará sempre feliz porque terá muitos amigos, todos muitos felizes, e para completar, uma linda mulher ao lado, que não passa de uma modelo contratada por um alto cachê que foi pago com o dinheiro dos “consumidores” daquele produto.

A verdade é que a mídia tem contaminado a mente das nossas crianças com tudo o que há de ruim e podre na sociedade, e nós, meras marionetes dominadas e hipnotizadas pelo que já foi plantado em nossas mentes, temos aceitado isso com a maior naturalidade do mundo.

Nós, cristãos, devemos sempre estarmos atentos para este tipo de coisa, mantendo sempre um olhar crítico a respeito do que estamos presenciando nas tvs, na Internet e nos meios de comunicação mais influentes deste século.

Sabendo de tudo isso, me surpreendi com o fato de um líder que se diz cristão, que deveria dar o exemplo para seus seguidores, afirmar que bebe cerveja. Não pense que eu estou condenando esta pessoa, até porque o julgamento de cada pessoa cabe unicamente a Deus, como eu mesmo já disse em outras postagens.,mas estou sim julgando a atitude dela,pois certamente temos que “julgar” e separar o que nos convém do que não nos convém, como diz lá em 1 Coríntios 10:23.

No entanto, isso não me surpreende tanto quando comparado ao fato de muitos cristãos ainda se levantarem para defender a atitude dessa pessoa, usando e distorcendo versículos da bíblia para justificar a atitude errônea desse senhor.

Qualquer leitor da bíblia, por menos assíduo que seja, sabe que a bíblia condena explicitamente e diretamente o consumo de qualquer bebida que conduza a embriaguez, como se vê nos versículos que citei abaixo.

Por causa disso, é que a bíblia diz:

“E não vos EMBRIAGUEIS com vinho, no qual há devassidão, mas enchei-vos do Espírito,” (Efésios 5:18)

“Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, a lascívia, a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos,as invejas, AS BEBEDICES, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como já antes vos preveni, que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus.” (Gálatas 5:19-21)


No entanto, algumas pessoas, como este indivíduo que citei acima, que não querem abandonar esse vício (o de “beber de vez em quando”, que de vez em quando, se torna freqüente), tentam distorcer e manipular alguns versículos da bíblia para justificarem um erro próprio.

Da mesma forma que é inútil eu tentar encobrir o sol com uma peneira, assim será inútil uma pessoa encobrir um erro com outro erro.

Dessa forma, espero que entendam a minha crítica, pois quero que saibam que não tenho nada contra quem consome algum tipo de bebida alcoólica, mas não seria um cristão se omitisse algumas verdades que estão explicitamente expostas na bíblia. No entanto, como seres racionais que somos, sugiro que pensem e reflitam por si só sobre o que eu falei acima.

Portanto,

Agora, leiam a 2º parte do texto, cuja autoria é do blog Genizah, que trata do assunto de uma forma mais humorada.


2º Parte [Tratando o Assunto Com Humor] Obs: Não levem a sério, pois é apenas uma brincadeira do Blog Genizah



data:post.body/>

2 comentários:

  1. Tá, mas Jesus tranformou água em vinho em uma festa de casamento. E aí, e quanto à essa verdade descrita na bíblia, Jesus errou? E a recomendação de Paulo à Timóteo ao uso de um pouco de vinho por causa das frequentes enfermidades que ele sofria? Desde quando tomar bebida de vez em quando sem se embriagar é pecado? Deixo aqui também a minha crítica.

    ResponderExcluir
  2. os passos do vinho e o suco depois de passar alguns dias ele fermenta, como Jesus fez na hora, pela logica ele fez o suco.

    ResponderExcluir