domingo, 20 de fevereiro de 2011

Réu ou Juiz?

Réu ou Juiz? 
Qual Lado Você Está? Onde Você Vai Ficar?

Quem de nós nunca julgou e também não foi julgado?

Pois é, todos nós já julgamos alguém pelo modo de falar, andar, se comportar e também já fomos julgados pelos mesmos motivos ou outros mais insignificantes ainda.

Está escrito:

"Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão, e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho?" Mateus 7:3
"Além disso, o Pai a ninguém julga, mas confiou todo julgamento ao Filho" João 5:22
"Não julgues para que não sejais julgados, pois da mesma forma que medis, serás medido..." 
Mateus 7:1

Inúmeras passagens na bíblia condenam o julgamento. Alguns quando vêem uma prostituta a julgam e condenam, mas esquecem que são sujeitos ao pecado tanto quanto àquela pessoa, que não passa de mais uma alma escravizada pelo pecado enraizado no mundo. Mais uma vez volto a dizer, que temos que nos afastar do pecado, mas temos que ter misericórdia do pecador da mesma forma que Deus teve misericórdia para conosco.

Quantas vezes já ouvimos falar:

"...Quando eu te conheci pensava que você era de uma forma, hoje vejo que você é completamente diferente do que eu pensava..."

Muitos têm se deixado levar pelas aparências para julgar os outros. Basta uma roupa diferente, um modo de falar ou de agir, um penteado ou qualquer outro motivo insignificante para julgar o próximo. No entanto, o fato é que como diz um jargão bastante popular, as aparências enganam. Nem sempre somos capazes de enxergar o que realmente as pessoas são. Por isso, o julgamento precipitado é algo que tem conduzido muitos cristãos ao erro. O caráter de uma pessoa não está na roupa usada, no modo de falar ou de agir, mas está no coração. Como não temos a capacidade de analisar o coração de cada pessoa, não cabe a nós julgá-la. Pra isso, existe um Deus que é capaz de conhecer e ver o coração de cada pessoa ( Salmos 44:21).

A Aparência não diz nada sobre uma pessoa. Não é porque uma pessoa vai à igreja com uma blusa decotada que ela está tentando ser sensual. Pode ser que não tenha outra roupa. Não cabe a mim julgá-la por isso, pois não conheço sua intenção. Se ela está tentando ser sensual, isso é com ela e Deus. Por isso, o julgamento só cabe a Ele.

Pelo fato de sermos sujeitos a falhas e erros em tudo que fazemos é que Deus nos orienta a não julgarmos o próximo, para que não possamos cometer o erro de julgarmos injustamente e assim pecarmos. Por isso, Deus condena o julgamento, pois como disse, isso não cabe a mim nem a você, somente a Deus, que é justo ( Salmos 11:7).

A diferença é em qual lado você vai ficar:

>> Se no humilde banco dos réus, onde somos alvos de acusações, julgamentos e consequentemente estamos sujeitos a condenações de penas injustas por parte de muitos...
>> Ou no banco dos juízes, onde tomamos o lugar de Deus, para julgarmos e condenarmos nossos irmãos impiedosamente...

No entanto,

É melhor ser réu e ter ao nosso lado Jesus Cristo como advogado e defensor, do que sermos juízes e acabarmos sendo condenados por nossa própria sentença... Pense nisso.

"Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós." Mateus 7:1-2

"Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; soltai, e soltar-vos-ão." Lucas 6:37



data:post.body/>

Nenhum comentário:

Postar um comentário