sábado, 26 de fevereiro de 2011

Qual o Propósito de Sua Vida?

>> Descobrindo o propósito de minha vida...





"E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito." Romanos 8:28 



Quantas vezes em nossas vidas nos perguntamos sobre o propósito para o qual fomos criados?

Passamos boa parte do nosso tempo procurando um propósito para nossas vidas. Procuramos assim, algo que nos faça sentir útil, reconhecido, que alimente nosso ego, para então, darmos algum sentido para a nossa existência no mundo. Por isso, a maioria das pessoas se enganam ao pensar que encontrarão um sentido pra sua vida a partir das suas conquistas pessoais.

Primeiramente, o propósito de nossas vidas está além deste mundo. Se você pensa que o propósito da sua vida é terminar seu doutorado, ou ser o presidente de uma multinacional, ou ter sua empresa própria, você está completamente ERRADO e está pensando “pequeno”. Precisa enxergar além dos que os olhos humanos podem ver.

Há quem pense que o propósito da sua vida é encontrar a felicidade. Neste caso, você não está necessariamente errado, depende do seu conceito de felicidade. Se pensa que para ser feliz basta ganhar no “baú-da-felicidade” ou na “mega-sena”, seu conceito de felicidade está errado. Porém, se seu conceito de felicidade é ter uma vida sem sofrimentos, angústias, tristezas e solidão. Você pode estar parcialmente certo. Abaixo veremos o porquê.

Não acredito em “felizes para sempre”. Pra mim se você é (ou pelo menos deveria ser) feliz, então é para sempre. Não existe meia felicidade, ou felicidade temporária. O que existe é falsas e ilusórias alegrias que são confudidas com felicidade. Por isso, não acredito que alguém possa encontrar a felicidade neste mundo, muitos menos encontrar o propósito de sua vida em algo deste mundo.

Uns são “pequenos” ao se conformarem com que o propósito se limite a esta vida temporária. Outros, por sua vez, são “grandes” ao enxergarem que os propósitos de sua vida vão muito mais além de nossa temporária existência.

O propósito da sua vida não está em você, pois se estivesse, convenhamos que seria um medíocre propósito não é verdade?  Seria algo finito.

O propósito da sua vida está em Deus, pois fomos criados para a glória de Deus. O propósito da sua  vida é algo que não possui data de vencimento, pois Deus lhe fez para ser eterno.

Existem dois tipos de propósitos, os coletivos e individuais. Os coletivos são aqueles que Deus planejou não somente para você, mas também para toda a raça humana. Os individuais são aqueles que Deus planejou especialmente para você.

Vejamos alguns dos propósitos coletivos:

Fomos planejados...

1. Para Resistir ao pecado; ( Tiago 4:7)
2. Louvar a Deus; ( Salmos 22:23)
3. Para Glorificar a Deus; ( Salmos 29:2)
4. Para Servir a Deus;  ( Romanos 6:22)
5. Para Agradar a Deus; ( 1 Tessalonicenses 2:4)
6. Para Adorar a Deus;  ( Lucas 4:8)

E o principal...

7. Para fazer parte da família dos “salvos”, e assim, alcançar a eternidade.

O último propósito, o qual eu não citei acima, é que você foi planejado para ser feliz. Pois é, se você leu com atenção, verá que eu falei sobre felicidade em alguns dos parágrafos anteriores. Se analisar a ordem na qual eu citei os propósitos, verá que o último, a felicidade, vem depois da salvação. Isso implica que você só vai encontrar a felicidade quando alcançar a salvação. Pois, felicidade pra mim tem que ser eterna, se assim não for, será mais uma ilusória e temporária alegria que errôneamente denominamos de felicidade. Alguns se conformam com uma felicidade temporária,  eu não!!!

Os propósitos individuais são coisas que Deus planejou para que possamos escrever nossa própria e exclusiva história aqui na Terra, para assim, alcançar o principal propósito de nossa vida, que é a salvação. Eles envolvem o chamado que temos, o dom que nos foi concedido, o lugar em que habitamos e até as pessoas que nos cercam, que muitas vezes contribuem bastante para que possamos alcançar a salvação.

Deus utiliza de diversos meios e formas para nos conduzir à salvação. O que prova o seu infinito e incondicional amor para conosco. No entanto, cabe a cada um de nós percebermos e aceitarmos esta “direção” que nos foi dada.

Portanto,

Como eu já disse em uma das postagens anterior, nada acontece por acaso. Para tudo há um propósito. Todos eles co-existem para nos conduzir a salvação.

Mesmo naqueles momentos em que acreditamos que Deus não está do nosso lado, ou que Deus esqueceu de nós, há um propósito dEle para tudo isso. Deus usa de diversas situações para nos moldar segundo a sua vontade, nos preparando assim para a eternidade. Por isso, mesmo quando não estiver entendendo o agir de Deus, confie, espere e verá a glória dEle na sua vida.

Não seja “pequeno” a tal ponto de se limitar a essa vida. Isso aqui é só uma passagem. Você foi criado para ser eterno. Por isso, o propósito da sua vida está além da sua temporária existência. Assim como você, seus propósitos têm de ser eternos.

Irei elaborar uma postagem para cada propósito coletivo que citei acima. Portanto, aguardem!!!!
data:post.body/>

Um comentário:

  1. É VERDADE. DEUS LANÇA MÃO DE DIVERSAS FORMAS E
    SITUAÇÕES PARA NOS APRESENTAR A SALVAÇÃO. NOS CERCA DE COISAS E PESSOAS PARA QUE SUA VONTADE SE CUMPRA EM NOSSA VIDA. SOU PROVA VIVA DESSA IMENSURÁVEL PROVA DE AMOR. ME FEZ IR Á IGREJA
    PARA AGRADAR UMA AMIGA, MAS ME FEZ PERMANECER
    POR AMOR Á ELE. ESSE É O PROPÓSITO DO SENHOR NA
    MINHA VIDA. EU AMO SERVIR Á ESSE DEUS !!!

    ResponderExcluir