quinta-feira, 21 de abril de 2011

Resistir ao Pecado


Propósito 01: RESISTIR AO PECADO




Dando continuidade à postagem “Qual o propósito de sua vida?”...

No melhor dicionário do país, o Aurélio, do meu conterrâneo Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, a palavra “Resistir” está definida da seguinte forma:

v.t.i. 1 Lutar contra (ataque ou atacante) ou responder a (acusação ou acusador); defender-se 2 Não ser alterado, danificado ou destruído (por algo ou ação de algo) 3 Não seguir, não ser dominado (por impulso, vontade, idéia, influência etc); Não aceitar (o que atrai) 4 Não se deixar convencer, não aceitar, não concordar. Int. 5 Resistir

Da definição acima podemos tirar cinco tópicos:

>>Lutar contra –

>>Não ser alterado –
>>Não ser dominado –
>> Não aceitar –

E o mais importante, que talvez o meu amigo Aurélio esqueceu de pôr na definição, RESISTIR significa NEGAR A SI MESMO. A natureza humana é falha e sujeita ao pecado. No entanto, fomos feitos para resistir ao pecado, pois temos a capacidade de rejeitarmos e resistirmos àquilo que não agrada a Deus. 

É em meio às nossas fraquezas mais íntimas que o inimigo se aproveita para tentar nos derrubar, oferecendo-nos propostas tentadoras para que, como Adão e Eva, venhamos a cair em tentação e assim, nos afastarmos da presença de Deus. Por isso é importante lutarmos contra nossa natureza, resistindo aos desejos que nos conduzem ao pecado, para assim cumprirmos o que a bíblia pede, o negar a si mesmo.

O Pecado entristece o espírito de Deus, pois um pecado cometido contra Deus é como um crime cometido pelo pior criminoso contra a pessoa mais ingênua e pura existente na face da terra. Quando pecamos agredimos a identidade santa de Deus, e assim, traímos a confiança da pessoa que mais nos ama no mundo. Assim, quando estamos em pecado, ficamos vulneráveis a todo o tipo de armadilha e artimanha do Diabo, pois estamos afastados da presença de Deus.

Por isso, é que quando pecamos, fica mais difícil retomarmos os caminhos na presença de Deus, pois o pecado nos deixa sujeitos a todo o tipo de tribulação criada pelo Diabo para nos afastar mais ainda da presença de Deus, e assim, nos aprisionar ao pecado.

Portanto,

Resistir ao pecado, implica em:


LUTAR CONTRA o pecado, ou seja, lutar para nos afastarmos o máximo possível de tudo o que conduz ao pecado. É nos mantermos longe de tudo aquilo que coloca em risco a nossa intimidade com Deus. 
 
NÃO SER ALTERADO é não deixar que nossa identidade santa seja alterada e danificada por nossa própria natureza pecaminosa, pois Deus deseja que estejamos a todo o momento em procura da santidade. 
 
NÃO SER DOMINADO é não se deixar ser atraído e iludido pelos manjares que o mundo nos oferece, pois se isso acontecer, seremos dominados e escravizados pelo pecado implantado no mundo. 
 
NÃO ACEITAR é simplesmente não se conformar com nossa natureza falha e tendenciosa ao pecado, mas estarmos a todo o tempo dispostos a lutarmos contra os nossos desejos pecaminosos.


Dessa forma,

Estaremos cumprindo um dos preceitos deixado por Cristo:

Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;Mateus 16:24
O Negar ou Renunciar a si mesmo é fundamental para que possamos resistir ao que foi o principal motivo da decadência humana, o pecado. Não podemos ser mais um dos que se conformam com nossa natureza sujeita ao pecado, mas temos que fazer a diferença, lutando contra o pecado para que um dia possamos alcançar a salvação.



data:post.body/>

2 comentários:

  1. Ei! Gostei do seu blog, criei um a pouco tempo o http://olhoparaoalvo.blogspot.com/ queria saber se dá para rolar uma parceria de "Publicidade". Se quiser entrar em contato Meu e-mail é: george.pontes02@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Deus te Abençoe! gostei muito desta postagem. o pecado deve ser denunciado e rejeitado.

    ResponderExcluir