sábado, 26 de fevereiro de 2011

Qual o Propósito de Sua Vida?

>> Descobrindo o propósito de minha vida...





"E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito." Romanos 8:28 



Quantas vezes em nossas vidas nos perguntamos sobre o propósito para o qual fomos criados?

Passamos boa parte do nosso tempo procurando um propósito para nossas vidas. Procuramos assim, algo que nos faça sentir útil, reconhecido, que alimente nosso ego, para então, darmos algum sentido para a nossa existência no mundo. Por isso, a maioria das pessoas se enganam ao pensar que encontrarão um sentido pra sua vida a partir das suas conquistas pessoais.

Primeiramente, o propósito de nossas vidas está além deste mundo. Se você pensa que o propósito da sua vida é terminar seu doutorado, ou ser o presidente de uma multinacional, ou ter sua empresa própria, você está completamente ERRADO e está pensando “pequeno”. Precisa enxergar além dos que os olhos humanos podem ver.

Há quem pense que o propósito da sua vida é encontrar a felicidade. Neste caso, você não está necessariamente errado, depende do seu conceito de felicidade. Se pensa que para ser feliz basta ganhar no “baú-da-felicidade” ou na “mega-sena”, seu conceito de felicidade está errado. Porém, se seu conceito de felicidade é ter uma vida sem sofrimentos, angústias, tristezas e solidão. Você pode estar parcialmente certo. Abaixo veremos o porquê.

Não acredito em “felizes para sempre”. Pra mim se você é (ou pelo menos deveria ser) feliz, então é para sempre. Não existe meia felicidade, ou felicidade temporária. O que existe é falsas e ilusórias alegrias que são confudidas com felicidade. Por isso, não acredito que alguém possa encontrar a felicidade neste mundo, muitos menos encontrar o propósito de sua vida em algo deste mundo.

Uns são “pequenos” ao se conformarem com que o propósito se limite a esta vida temporária. Outros, por sua vez, são “grandes” ao enxergarem que os propósitos de sua vida vão muito mais além de nossa temporária existência.

O propósito da sua vida não está em você, pois se estivesse, convenhamos que seria um medíocre propósito não é verdade?  Seria algo finito.

O propósito da sua vida está em Deus, pois fomos criados para a glória de Deus. O propósito da sua  vida é algo que não possui data de vencimento, pois Deus lhe fez para ser eterno.

Existem dois tipos de propósitos, os coletivos e individuais. Os coletivos são aqueles que Deus planejou não somente para você, mas também para toda a raça humana. Os individuais são aqueles que Deus planejou especialmente para você.

Vejamos alguns dos propósitos coletivos:

Fomos planejados...

1. Para Resistir ao pecado; ( Tiago 4:7)
2. Louvar a Deus; ( Salmos 22:23)
3. Para Glorificar a Deus; ( Salmos 29:2)
4. Para Servir a Deus;  ( Romanos 6:22)
5. Para Agradar a Deus; ( 1 Tessalonicenses 2:4)
6. Para Adorar a Deus;  ( Lucas 4:8)

E o principal...

7. Para fazer parte da família dos “salvos”, e assim, alcançar a eternidade.

O último propósito, o qual eu não citei acima, é que você foi planejado para ser feliz. Pois é, se você leu com atenção, verá que eu falei sobre felicidade em alguns dos parágrafos anteriores. Se analisar a ordem na qual eu citei os propósitos, verá que o último, a felicidade, vem depois da salvação. Isso implica que você só vai encontrar a felicidade quando alcançar a salvação. Pois, felicidade pra mim tem que ser eterna, se assim não for, será mais uma ilusória e temporária alegria que errôneamente denominamos de felicidade. Alguns se conformam com uma felicidade temporária,  eu não!!!

Os propósitos individuais são coisas que Deus planejou para que possamos escrever nossa própria e exclusiva história aqui na Terra, para assim, alcançar o principal propósito de nossa vida, que é a salvação. Eles envolvem o chamado que temos, o dom que nos foi concedido, o lugar em que habitamos e até as pessoas que nos cercam, que muitas vezes contribuem bastante para que possamos alcançar a salvação.

Deus utiliza de diversos meios e formas para nos conduzir à salvação. O que prova o seu infinito e incondicional amor para conosco. No entanto, cabe a cada um de nós percebermos e aceitarmos esta “direção” que nos foi dada.

Portanto,

Como eu já disse em uma das postagens anterior, nada acontece por acaso. Para tudo há um propósito. Todos eles co-existem para nos conduzir a salvação.

Mesmo naqueles momentos em que acreditamos que Deus não está do nosso lado, ou que Deus esqueceu de nós, há um propósito dEle para tudo isso. Deus usa de diversas situações para nos moldar segundo a sua vontade, nos preparando assim para a eternidade. Por isso, mesmo quando não estiver entendendo o agir de Deus, confie, espere e verá a glória dEle na sua vida.

Não seja “pequeno” a tal ponto de se limitar a essa vida. Isso aqui é só uma passagem. Você foi criado para ser eterno. Por isso, o propósito da sua vida está além da sua temporária existência. Assim como você, seus propósitos têm de ser eternos.

Irei elaborar uma postagem para cada propósito coletivo que citei acima. Portanto, aguardem!!!!
data:post.body/>

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Réu ou Juiz?

Réu ou Juiz? 
Qual Lado Você Está? Onde Você Vai Ficar?

Quem de nós nunca julgou e também não foi julgado?

Pois é, todos nós já julgamos alguém pelo modo de falar, andar, se comportar e também já fomos julgados pelos mesmos motivos ou outros mais insignificantes ainda.

Está escrito:

"Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão, e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho?" Mateus 7:3
"Além disso, o Pai a ninguém julga, mas confiou todo julgamento ao Filho" João 5:22
"Não julgues para que não sejais julgados, pois da mesma forma que medis, serás medido..." 
Mateus 7:1

Inúmeras passagens na bíblia condenam o julgamento. Alguns quando vêem uma prostituta a julgam e condenam, mas esquecem que são sujeitos ao pecado tanto quanto àquela pessoa, que não passa de mais uma alma escravizada pelo pecado enraizado no mundo. Mais uma vez volto a dizer, que temos que nos afastar do pecado, mas temos que ter misericórdia do pecador da mesma forma que Deus teve misericórdia para conosco.

Quantas vezes já ouvimos falar:

"...Quando eu te conheci pensava que você era de uma forma, hoje vejo que você é completamente diferente do que eu pensava..."

Muitos têm se deixado levar pelas aparências para julgar os outros. Basta uma roupa diferente, um modo de falar ou de agir, um penteado ou qualquer outro motivo insignificante para julgar o próximo. No entanto, o fato é que como diz um jargão bastante popular, as aparências enganam. Nem sempre somos capazes de enxergar o que realmente as pessoas são. Por isso, o julgamento precipitado é algo que tem conduzido muitos cristãos ao erro. O caráter de uma pessoa não está na roupa usada, no modo de falar ou de agir, mas está no coração. Como não temos a capacidade de analisar o coração de cada pessoa, não cabe a nós julgá-la. Pra isso, existe um Deus que é capaz de conhecer e ver o coração de cada pessoa ( Salmos 44:21).

A Aparência não diz nada sobre uma pessoa. Não é porque uma pessoa vai à igreja com uma blusa decotada que ela está tentando ser sensual. Pode ser que não tenha outra roupa. Não cabe a mim julgá-la por isso, pois não conheço sua intenção. Se ela está tentando ser sensual, isso é com ela e Deus. Por isso, o julgamento só cabe a Ele.

Pelo fato de sermos sujeitos a falhas e erros em tudo que fazemos é que Deus nos orienta a não julgarmos o próximo, para que não possamos cometer o erro de julgarmos injustamente e assim pecarmos. Por isso, Deus condena o julgamento, pois como disse, isso não cabe a mim nem a você, somente a Deus, que é justo ( Salmos 11:7).

A diferença é em qual lado você vai ficar:

>> Se no humilde banco dos réus, onde somos alvos de acusações, julgamentos e consequentemente estamos sujeitos a condenações de penas injustas por parte de muitos...
>> Ou no banco dos juízes, onde tomamos o lugar de Deus, para julgarmos e condenarmos nossos irmãos impiedosamente...

No entanto,

É melhor ser réu e ter ao nosso lado Jesus Cristo como advogado e defensor, do que sermos juízes e acabarmos sendo condenados por nossa própria sentença... Pense nisso.

"Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós." Mateus 7:1-2

"Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; soltai, e soltar-vos-ão." Lucas 6:37



data:post.body/>

sábado, 12 de fevereiro de 2011

O JOVEM CRISTÃO EM MEIO AOS VESTIBULARES E CONCURSOS



Mal iniciou-se o mês de fevereiro e já se começa uma grande maratona de preparatórios e estudos. Essa rotina se repete por anos, e não é de exclusividade dos jovens, mas também de pessoas de todas as faixas etárias, desde aquelas que estão buscando uma vaga na universidade até as que estão estudando pra passar em algum concurso, para então conseguir um emprego melhor.

O meu objetivo aqui não é dar umas dicas para ser aprovado nos concursos e vestibulares, pois não tenho muita experiência pra isso. Sou um estudante tão atarefado e tão ocupado quanto cada um de vocês. Mas meu intuito é de mostrar a todos como se dedicar aos estudos sem deixar de lado algumas coisas importantes em nossas vidas.

A cobrança em cima de nossos jovens é cada vez maior por conta da velocidade em que o conhecimento progride no mundo atual. Por isso, os jovens vem dedicando mais o seu tempo para atender as expectativas e cobranças dos pais, família, da sociedade e de si mesmo, que é bem pior.

O problema disso tudo não está no fato de estudar, pois isso é até bom, mas na forma como os jovens têm estudado. Rotinas exaustivas e cansativas de estudo é algo que vem se tornando comum entre esta geração. O tempo é algo cada vez mais escasso.

Em meio a sua rotina de estudos reserve um pouco de seu tempo para...

Ø Cultivar Novas Amizades, pois é sempre bom conhecer novas pessoas. Elas te farão bem.
Ø Rever os antigos amigos, pois não adianta fazer novas amizades e perder as antigas.
Ø Passar um pouco de seu tempo com seus pais, pois você não vai tê-los pra sempre, portanto, aproveite cada momento que puder ao seu lado.
Ø Reservar um tempo pra si mesmo, refletindo sempre sobre suas atitudes diárias.
Ø Relaxar e descansar, pois se não fizer isso, suas horas a fio de estudo serão em vão. Lembre-se que tanto o corpo precisa da mente relaxada, quanto a mente precisa do corpo relaxado.
Ø Deixar umas horas vagas para fazer alguma atividade que gostar, assim estará renovando suas forças para os dias seguintes.
Ø Sair com sua namorada (o) ou esposa (o).
Ø Dar atenção aos seus filhos (se tiver), pois eles tanto precisam de você, quanto você precisa deles.

E o principal de tudo que me fez elaborar esta postagem:

Ø RESERVE UM TEMPO PARA DEUS...
Pois sem Ele você será mais um escravo de suas próprias ambições, sendo explorado por um mundo capitalista e cruel. Sem Deus, sua vida será inútil e vã.
Ø Converse com Deus na oração, pois é o momento de você ser ouvido por Ele. Conte tudo a Ele, como se estivesse escrevendo um livro da sua vida diária. Isso é importante para a sobrevivência de qualquer cristão neste mundo.

Reservar um pouco de seu tempo para Deus é algo mais fácil do que muitos imaginam. Uma hora por dia seria suficiente pra fazermos muitas coisas. Às vezes gastamos nosso tempo com coisas tão fúteis e insignificantes que não nos acrescentam em nada, por que não deixarmos um pouco do nosso tempo para Deus, a quem nos deu a oportunidade de uma nova vida?

Seria ingratidão da minha parte não reconhecer e não retribuir o amor que Ele tem por nós, dedicando a Ele um pouco do que me foi dado com muita graça e misericórdia.

Essa é a diferencial em um Jovem cristão. Um cristão em meio as mais adversas situações de sua vida, por mais difícil que sejam, sempre prioriza um tempo para Deus, não por obrigação, mas por necessidade. Um Cristão Autêntico sente a necessidade de em todo o momento estar sentindo a presença de Deus. É uma necessidade vital e essencial para a sobrevivência de qualquer cristão em meio as diversas situações deste mundo.

Faça tudo isso e verá que não somente seu aproveitamento vai ter melhorado, como também sua satisfação naquilo que faz .
data:post.body/>

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Não Estamos Aqui Por Acaso

>> Não Estamos Aqui Por Acaso

“Existir não é viver.
Não há razão sem sentido.
Não Estamos aqui por Acaso.
Deus não é jogador de dados...” 
(Fruto Sagrado)



Nada é por acaso... Tudo é conseqüência de algo na vida. Tudo está interligado.

Se pararmos por uns segundos para observar nosso corpo veremos o quanto que somos privilegiados pela vida que Deus nos deu. Tudo em nós cooperam e coexistem para nos manter vivos. Temos milhares de células lutando diariamente para manter nosso corpo em funcionamento. Órgãos com funções e características distintas, mas todos trabalhando em harmonia para garantir nossa sobrevivência temporária. É como se tivéssemos dentro de nós um exército que todo dia luta em nosso favor.

É interessante como tudo ao nosso redor são essenciais para manter-nos vivos. O solo, a água, o sol, as árvores, o ar e etc...

Me desculpem os adeptos da Teoria da Abiogênese (que já foi derrubada) e da Teoria Cosmológica do Big-Bang, mas todas essas teorias são resultados de pessoas que não estudaram o suficiente para saber que algo não surge do "nada", pois conhecimentos básicos de física e matemática mostram que para toda ação há uma reação, o que implica que se há uma "reação" é porque houve uma "ação" anteriormente. Por isso que não dá pra acreditar que tudo isso tenha surgido por “acaso”, pela combinação de elementos químicos que em determinadas condições de temperatura, clima e ambiente puderam originar a mais complexa e autêntica criação, o Ser Humano. Fica mais difícil acreditar que tudo tenha surgido do nada, sem um planejamento prévio por parte do Criador...

Quanto mais eu estudo, vejo Deus como um arquiteto de toda essa criação. É tudo perfeito, tudo em sintonia, contribuindo para a existência temporária do ser humano.

Meu coração se enche de alegria só em pensar na magnífica criação que somos. Cada um de nós é parte de um projeto de Deus, fomos criados à imagem e semelhança do Criador. Por isso, não devemos desperdiçar nossas vidas com coisas inúteis e vãs que não nos leva a lugar algum.

Devemos valorizar cada dia, hora, minuto e segundo de nossa vida, pois eles com certeza são únicos. Devemos utilizá-los para cumprir o propósito de Deus para nossas vidas.

A cada dia temos 24 horas, 1440 minutos, 86400 segundos para retribuir o amor de Deus por nós. É como se fosse depositado diariamente 86400 créditos não-cumulativos, que nos dá oportunidades para demonstrarmos nossa gratidão pela magnífica criação que somos.

Por isso, há um propósito pra tudo o que acontece em nossas vidas. Deus trabalha tanto nos momentos felizes quanto nos infelizes. Nem sempre reconhecemos o trabalhar de Deus em nossas vidas. Por isso, muitas vezes questionamos e duvidamos do plano de Deus. É necessário termos fé para compreendermos e entendermos o agir de Deus em nossas vidas.

Quando Deus permitiu que José fosse traído e vendido por seus irmãos para compradores de escravos e assim, conquistasse um dos mais altos cargos políticos do Egito, não foi porque Ele queria enaltecer seu servo José, mas foi porque queria que se cumprisse o propósito da vida de José, para que assim o nome dEle fosse glorificado por todas as nações.

Ao contrário do que muitos pensam, você não é o centro de tudo,  mas Deus. Todas as coisas foram criadas para a glória de Deus. Por isso o propósito que Deus tem para nossas vidas vai muito mais além de nossas conquistas pessoais. Dessa forma, Deus não está em preocupado em você passar no vestibular ou em concurso, comprar o carro novo, casa nova, conseguir um emprego com um salário instável ou outra coisa desta natureza. Essas coisas são pequenas e insignificantes diante da grandiosidade do propósito de Deus para nossas vidas.

Eu acredito que quando José foi vendido por seus irmãos, ele não fazia idéia do que Deus tinha arquitetado para sua vida. Pois, ele não seria capaz de entender o que Deus havia planejado. Da mesma forma, é o propósito de Deus nas nossas vidas. Nem sempre somos capazes de enxergá-los e compreendermos o agir de Deus. Isso acontece porque estamos ocupados com outras coisas que não fazem parte do plano de Deus, o que faz com que não deixamos tempo para ouvir, buscar e adorar para então entender o propósito de Deus. Esse é um dos maiores problemas da juventude atual, não a falta de tempo em si por causa da sobrecarga de tarefas, mas a falta de priorizar as coisas mais importantes de suas vidas. Ultimamente, gastamos nosso tempo com tantas coisas inúteis e vãs que não damos conta de que praticamente não dedicamos uma parte do nosso tempo pra Deus. Mas eu não vou me aprofundar neste assunto, pois é tema para as próximas postagens.

Por isso, cada momento da nossa vida tem que ser usado para retribuirmos o amor de Deus por nós, glorificando-lhe nas alegrias e nas tristezas. Pois Deus nos deu a vida, e cabe a nós descobrirmos o propósito para o qual Deus nos criou, onde um deles é o de adorá-lo e glorificá-lo para tornar seu nome conhecido por todas as nações.

“Deus não joga dados” 
(Albert Eisten)
data:post.body/>